sexta-feira, 24 de setembro de 2010

MOBILIDADE URBANA


No  dia 22 de setembro ocorreu uma mobilização do "Dia mundial sem carro" essa é uma iniciativa maravilhosa. Porém a iniciativa visa chamar a atenção da sociedade para a situação do transporte público. Visando isso, a reportagem abaixo pincela a questão na ótica do Planejamento Urbano das capitais que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014.

 

Mobilidade urbana do Brasil vislumbra novos caminhos antes da Copa de 2014

 nova linha de trem constru�a por johannesburgo, � v�peras da copa de 2010, para liga o centro da cidade ao aeroporto
Nova linha de trem construída por Johannesburgo (África do Sul), às vésperas da Copa de 2010, para ligar o centro da cidade ao Aeroporto/Foto: Marcello Casal/ABr
As próximas edições dos dois principais eventos esportivos do planeta serão realizadas no Brasil. O fato de que o país abrigará a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 faz com que os transportes públicos das grandes cidades brasileiras alimentem momentos de grande expectativa, uma vez que a mobilidade urbana nacional carece, e muito, de uma infraestrutura capaz de atender as necessidades da população.
Mas o que está sendo articulado a respeito? Quais são as alternativas ao uso dos carros que deverão ser implementadas no Brasil nos próximos anos? Para responder a estas perguntas, o portal EcoDesenvolvimento.org preparou esta matéria especial, que reúne os principais pontos das discussões sobre o futuro da mobilidade urbana brasileira.
PAC da Mobilidade Urbana
Em 13 de janeiro deste ano, o governo federal divulgou os projetos referentes ao chamado PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade Urbana. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, o ministro das Cidades, Marcio Fortes, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, apresentaram 47 iniciativas que pretendem melhorar o trânsito das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Natal, Fortaleza, Recife, Salvador, Cuiabá, Brasília, São Paulo e Manaus.
Esse programa de investimentos elaborado pelo governo federal junto aos municípios participantes, pautou-se nos limites de prazo e de recursos disponíveis para selecionar os projetos viáveis que deverão ser concluídos e entrar em operação antes da Copa das Confederações, que será realizada no Brasil em meados de 2013, e servirá como uma espécie de "aquecimento" para o Mundial do ano seguinte.
Dos 47 projetos previstos na primeira versão do PAC da Mobilidade Urbana, 34 se referem a obras de implantação de sistemas BRT (Bus Rapid Transit) e de corredores de ônibus. Foram selecionadas medidas que buscam facilitar a mobilidade entre aeroportos, redes hoteleiras e estádios das cidades-sede, desde que pudessem ser concluídas de acordo com os cronogramas estabelecidos pela Fifa (Federação Internacional de Futebol). Também foram considerados os benefícios que essas iniciativas trarão para os municípios após a realização do mundial.
 planilha oficial
Planilha mostra o resumo de intervenções do PAC da Mobilidade Urbana/Reprodução Ministério das Cidades
Listamos para você os principais projetos de mobilidade urbana voltados para a Copa de 2014, distribuídos pelas cinco regiões do Brasil:
Sudeste
Para financiar a Linha Ouro do monotrilho de São Paulo, que ligará o aeroporto de Congonhas ao futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, o governo Federal disponibilizará R$ 1,08 bilhão.
Em Belo Horizonte, seis linhas de BRT serão construídas, com investimentos federais de R$ 783,3 milhões. Outros R$ 210 milhões do governo federal são destinados a obras viárias e R$ 30 milhões à ampliação da central de controle de tráfego, totalizando investimentos de R$ 1,02 bilhão na capital mineira.
No Rio de Janeiro, que além da Copa do Mundo de 2014 sediará os Jogos Olímpicos de 2016, a implantação do BRT ligará o bairro da Penha à Barra da Tijuca, passando pelo aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. O governo Federal financia o projeto com R$ 1,19 bilhão.
Sul
Dos R$ 440,6 milhões financiados pelo governo Federal para os projetos de Curitiba, R$ 265,5 milhões são destinados à implantação de corredores expressos. Os demais recursos financiarão a construção de linha de BRT, terminal, sistema de monitoramento e obras viárias.
Porto Alegre contará com corredores exclusivos para ônibus, nos quais o governo Federal investe R$ 273,9 milhões. Outros R$ 81 milhões financiarão duas linhas de BRT. Com os R$ 13,7 milhões destinados ao sistema de monitoramento de tráfego, o total do financiamento federal para a a cidade gaúcha é de R$ 368,6 milhões.
Norte
Para Manaus, que contará com trem suspenso do Norte ao Centro da cidade, os investimentos federais são de R$ 600 milhões. A ligação entre o Leste e Centro será viabilizada pela construção do BRT, que conta com investimentos federais de R$ 200 milhões. O total investido na cidade é de R$ 800 milhões.
Nordeste
Em Recife, R$ 402 milhões financiarão a implantação de corredores expressos. A capital pernambucana terá duas linhas de BRT, que contam com investimentos federais de R$ 231 milhões. Para a construção do terminal Cosme Damião são destinados R$ 15 milhões, totalizando de R$ 648 milhões do governo federal em Recife.
O novo aeroporto de Natal será integrado à Arena das Dunas e ao setor hoteleiro da cidade com a implantação de corredor e com obras viárias, que contam com financiamento de R$ 350,4 milhões. A Avenida Prudente de Moraes será prolongada, com financiamento de R$ 10,58 milhões, somando o valor de R$ 360,98 milhões do governo federal.
Em Fortaleza, o VLT (Veículos Leves sobre Trilhos) foi escolhido como o principal modal. O governo federal financiará o projeto com R$ 170 milhões. A capital cearense contará com investimentos federais para implantação de quatro linhas de BRT, que somam investimentos de R$ 113,5 milhões. O projeto contempla ainda a construção de corredor expresso (R$ 97,7 milhões) e das estações de metrô Padre Cícero e Montese (33,2 milhões). O total de investimentos do governo federal em Fortaleza é de R$ 414,4 milhões.
Para a implantação do sistema de BRT de Salvador, o financiamento é de R$ 541,8 milhões. O metrô da capital baiana está em fase de conclusão. Além dele, novas avenidas e requalificação urbana da Cidade Baixa também estão previstas.
Centro Oeste
A linha de VLT que ligará o aeroporto de Brasília ao terminal Asa Sul, receberá R$ 263 milhões. O governo do Distrito Federal contará com financiamento para ampliações viárias que facilitam o acesso ao aeroporto, no valor de R$ 98 milhões, totalizando investimentos de R$ 361 milhões na capital federal.
Ao todo, R$ 423,7 milhões é o valor destinado pelo governo federal para a implantação de duas linhas de BRT em Cuiabá. Outros R$ 31 milhões financiarão a construção do corredor Mario Andreazza. No total, a capital matogrossense contará com financiamento de R$ 454,7 milhões.
O ministro Marcio Fortes destacou que cerca de 30% serão investidos em sistemas de transporte sobre trilhos. Trata-se de projetos de monotrilhos (trens suspensos), que serão implantados em São Paulo e Manaus, e de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), em Brasília e Fortaleza. Os demais recursos financiados pelo governo Federal serão investidos na implantação de corredores exclusivos de ônibus, estações de transferência, terminais e sistemas de monitoramento e BRT’s.
Nos pactos federativos são definidos os valores, prazos e responsabilidades do governo Federal, de governos estaduais e prefeituras. “O documento é um compromisso dos entes federados com a sociedade”, explicou Fortes. O ministro lembra que todo cidadão pode acompanhar as ações e gastos que envolvem o mundial de 2014 por meio do Portal da Transparência, de acordo com o Decreto nº 7.034, assinado pelo presidente da República.


Fonte: EcoDesenvolvimento.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário