domingo, 10 de outubro de 2010

Morar em um buraco!!

     Projeto iniciado por Bjarne Mastenbroek e Christian Müller, essa casa fica nos Alpes Suíços e com certeza realizaria o sonho de muita gente.
     A autêntica Vila de Vals está convenientemente situado perto de um famoso ponto turístico de banhos termais, aonde se localiza um luxuoso hotel que permite você a esquiar, caminhar ou andar de bicicleta nas imediações até uma altura de 3.000 metros. Esta pitoresca aldeia sem turismo (em massa) escapou por pouco da sensação de apatia. É um vilarejo onde o tempo parou, ou tornou-se desconectado da realidade, mas dá uma visão do futuro de sustentabilidade em pequena escala.
    



    
     Surpreso que era permitido construir um par de habitações tão perto do mundo dos famosos banhos termais de Vals, o cliente aproveitou a oportunidade para desenvolver o sítio, sem perturbar as amplas vistas  do banho. A introdução de um pátio central para a ladeira íngreme cria uma grande fachada com um considerável potencial para a abertura da janela. O ângulo de visão do edifício é levemente inclinada, dando uma visão ainda mais dramática das montanhas, belíssima no lado oposto do vale estreito. Os planejadores estavam satisfeitos que a proposta não pareceu 'residencial' ou se impunha ao edifício de banhos adjacente. A residência não era percebida como uma estrutura típica, mas sim um exemplo de desenvolvimento discreto pragmático em um local sensível. A colocação da entrada através de um celeiro velho e um túnel subterrâneo mais convencido de que o conceito, embora um pouco absurdo, ainda poderia ser permitida.
     





     A casa - cerca de 160m² - é totalmente escavado na montanha. Oferece espaço para dez pessoas (com um máximo de 12, no caso, pelo menos, quatro dos quais são crianças) e está rodeado por um jardim espaçoso oferece uma grande quantidade de privacidade. A grande fachada de vidro se abre para o terraço (60 m²) e oferece uma vista espetacular sobre a planície verde (encostas cobertas de neve no inverno) e montanhas.
     Interior da casa é quase completamente decorado com um design moderno da herança holandesa, criada em colaboração com um grande número de empresas e designers holandeses.

Fonte: http://www.villavals.ch/












______________________________________________________________________________________




"A umidade é o principal problema das casas feitas em cavernas. Drenagem e ventilação apropriadas podem ajudar, mas não é recomendável construir uma casa subterrânea em regiões propensas a inundações. Outra desvantagem é a falta de luz. Viver sem receber luz natural pode ser bastante deprimente e até ter efeitos fisiológicos. Os construtores de cavernas trabalham em torno desse obstáculo usando poços de luz inteligentes. O interior desses poços é revestido com material altamente refletivo, permitindo ao máximo a passagem de luz. Até os cômodos distantes da superfície podem receber luz natural.
A construção subterrânea possui muitos benefícios. A casa tem baixo impacto ambiental, pois são necessários poucos materiais de construção (embora seja necessário tomar cuidado para não prejudicar o meio-ambiente ao cavar a caverna). As casas nas cavernas são muito eficientes em energia. A maioria dos ambientes subterrâneos mantém uma temperatura na faixa dos 10ºC, independente do tempo do lado de fora. Isso significa que é necessário o mínimo de aquecimento no inverno e que o local fica fresco no verão. Uma casa subterrânea também ocupa um espaço pequeno da superfície, deixando lugar para se fazer um jardim, atrair animais ou apenas ter um grande quintal. Além disso, é muito difícil arrombar uma casa subterrânea, pois não há janelas; apenas uma porta principal e alguns poços de ventilação".

por Ed Grabianowski - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Fonte: www.hsw.uol.com.br/





Imagens: http://www.christian-muller.com/CMA.Projects.HVV.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário